"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." Ayrton Senna

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Regra 10 de Myers

Regra 10 de Myers, o que é isso?? Talvez você esteja questionando...É de comer? É uma nova modalidade do esporte? Não, nada disso.
A Regra 10 de Myers, foi criada por Glenford Myers, um dos pioneiros na área em testes de software, esta regra estabelece que o custo da correção de defeitos é bem mais custoso quanto mais tarde o defeito é encontrado.
Ou seja, um defeito encontrado em produção custa muito mais do que se fosse encontrado na fase de análise ou em modelos de dados.
Glenford Myers, além de contribuir com o conceito da "Regra 10 de Myers", foi também o autor do livro The art of software testing, lançado em 1979, este livro tornou-se uma das bíblias da qualidade de software.
Abaixo imagem gráfica, com o custo da correção dos defeitos.


Imagem retirada do livro (Base de Conhecimento em Teste de Software, São Paulo, 2007)

Na imagem acima, podemos observar, que um defeito encontrado em produção é mais custoso se fosse encontrado nas fases anteriores, como: Desenho, Especificação e Construção.

Lembre-se um bom teste feito no ínicio do projeto, onde é feita a análise dos requisitos, documentação do projeto, resulta em economia de tempo e custo para o projeto, além de garantir a qualidade dos requisitos e documentos que servirão para construção do novo sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário